A catarata é uma das doenças oculares mais conhecidas pelo povo brasileiro. De acordo com dados do hospital Albert Einstein, cerca de 2 milhões de casos por ano são registrados no Brasil. A catarata é tratável através de procedimento cirúrgico, considerado de baixa complexidade ambulatorial (ou seja, é relativamente fácil de corrigir).
Mas o que é a catarata?
Catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino.
Essa lesão deixa o cristalino opaco, o que faz com a pessoa enxergue “embaçado”. Veja o exemplo abaixo:
Atenção!
Visão embaçada é diferente de visão dupla. Confira abaixo:
A catarata faz com que o paciente enxergue embaçado, mas não exatamente com visão duplicada. Caso você ou algum familiar esteja com os sintomas, entre em contato conosco Serviços Especializados em Oftalmologia – SEO, e marque sua consulta (24)99314-3759. O oftalmologista saberá distinguir corretamente os dois sintomas e ajudar o paciente.
A catarata geralmente ocorre em pessoas com mais de 40 anos de idade, e apresenta avanço lento e gradual. A causa é a senilidade: acontece como um fator do envelhecimento. Normalmente, se o paciente não se atentar aos sintomas pode apenas acreditar que o “grau aumentou”, e que precisa trocar de óculos apenas.
A catarata congênita é muito rara, e geralmente acomete recém-nascidos com histórico familiar de catarata ou mães que sofreram contágio de rubéola, sífilis ou toxoplasmose nos primeiros três meses de gestação.
De acordo com o hospital Albert Einstein, este é o gráfico que mostra a incidência da catarata de acordo com a faixa etária:
Cirurgia de catarata
A catarata é apenas tratada via procedimento cirúrgico. A cirurgia não é complexa, e visa substituir o cristalino danificado por uma lente especiais transparentes. Além disso, existe a possibilidade de corrigir também a miopia, astigmatismo e demais disfunções oculares no mesmo procedimento (através de lentes específicas) e eliminar a necessidade de usar óculos.
Marque sua consulta conosco através do número (24)99314-3759. Visão dupla ou embaçada não é comum, e precisa de acompanhamento oftalmológico especializado. A catarata é uma doença tratável e corrigível, com bom número de pacientes que se curaram completamente e com rápida recuperação pós-operatória. Estamos prontos para ajudar no que for preciso.
Marque sua consulta: (24)99314-3759
Fontes: Dr. Draúzio Varela (https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/catarata/), Hospital Albert Einstein (https://www.gstatic.com/healthricherkp/pdf/cataracts_pt_BR.pdf)
Dra. Érika Boechat CRM 52539016 |